sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NOVA SECRETARIA GERA EXPECTATIVA NA JUVENTUDE BATALHENSE

A plena promoção da cidadania entre as populações rurais e o próprio incremento da capacidade produtiva dos agricultores e agricultoras demanda o desenvolvimento de políticas educacionais no meio rural.
É impossível se pensar qualquer desenvolvimento para o meio rural enquanto se mantiverem os atuais níveis de analfabetismo do campo brasileiro, que impossibilita o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras à informação.Num mundo em constante mutação, onde a questão tecnológica assume papel preponderante é preciso uma mudança radical do ambiente educacional até agora oferecido aos habitantes da área rural.
O ensino regular básico e a formação profissional devem dialogar com o mundo do trabalho, se relacionando com redes de extensão rural e assistência técnica e com a pesquisa.
Diante dessa situação o STTR de Batalha, através de sua coordenação de jovens, e junto com várias entidades parceiras como a União de Mulheres de Batalha, FAMCC, MOPS e outras, elaboraram propostas de Diretrizes Operacionais para a Secretária da Juventude, documento que foi entregue para o então candidato a prefeito Amaro Melo no dia 27 de Setembro, em um encontro de jovens, que aconteceu em Batalha no Paraiso da Rémedios. Um dos pontos principais no documento estava a Educação Básica nas Escolas do Campo.
A comissão de jovens do STTR, em trabalho conjunto com a nova secretaria da juventude, deve incentivar a realização de palestras nas Escolas do meio rural buscando a inclusão do associativismo, cooperativismo, agroecologia e manejo sustentável dos recursos naturais e o uso de novas tecnologias no currículo dessas Escolas.
O sindicato dos trabalhadores rurais de Batalha deve acompanhar de perto as ações da secretaria da juventude, visto que, por si só o STTR vem apoiando às expressões e iniciativas culturais juvenis que são desenvolvidas no campo. O jovem batalhense hoje, fica com esta expectativa, que dias melhores virão, mas para isso é preciso muita luta em busca das políticas públicas para esta massa juvenil. Vamos torcer que der tudo certo.

Nenhum comentário:

  © www.batalhalivre.blogspot.com O Canal do Conhecimento por Ricardo Nunes 2008-2010

Back to TOP