
O Conselho Monetário Nacional já publicou resolução ampliando o prazo para a renegociação das dívidas agrícolas, que se encerrava terça-feira 30 de Setembro. A nova data para a adesão aos benefícios da Lei 11.775/2008, que definiu as regras para renegociação, será até o dia 14 de novembro.
A ampliação do prazo deve beneficiar cerca de 1500 agricultores familiares que ainda não aderirem ao plano de renegociação previsto na lei. Podem ser renegociadas as dívidas do Crédito Fundiário; do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf); do Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária (Procera) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA).
O diretor de Políticas Agrícolas e Agrárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha Antonio Carlos, aconselha os agricultores familiares a fazerem logo o pedido de adesão junto a bancos e instituições financeiras.
Atálo Pessoa, gerente do PRONAF do BNB de Esperantina, explica que após a entrega das solicitações, credores e devedores poderão negociar a melhor forma de pagar a dívida até o mês de dezembro. "Em alguns casos, o melhor será pagar a dívida com grandes descontos. Em outros casos, se o agricultor por ventura não possuir recursos, talvez a solução seja renegociar a dívida, alongar o prazo", diz.
Muitos trabalhadores estão chegando na manhã desta sexta feira 10/10 no STTR de Batalha para uma importante reunião com funcionários do BNB de Esperantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário