Foi realizado na noite de ontem (17), uma solenidade de apresentação dos rodonistas à comunidade batalhense. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Messias Freitas e contou com a participação de autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada. Muitos que ali estavam ficaram encantados com a forma carinhosa que os rondonistas tratam nossa cidade, e demonstraram vontade de ajudar os batalhenses nas mais diversas áreas: Saúde, Educação, Comunicação, Meio Ambiente, Agricultura e outras.
A presidente da câmara de vereadores Patrícia Vasconcelos (PT), foi a primeira oradora e ressaltou que os batalhenses principalmente aqueles que vivem nas comunidades rurais terão a oportunidade de ter uma maior capacitação e empoderamento. “É uma lição de cidadania que o poder público e sociedade civil organizada estão proporcionando”. Disse
O juiz da cidade Dr. Luiz de Moura, destacou os 40 anos de relevantes serviços que o Projeto Rondon presta a sociedade brasileira. Para ele cada batalhense tem que ter o espírito de rondonista e ser um desbravador. “Temos que ter um espírito de Rondon, de desbravador. É de extrema importância essa integração de brasileiros imbuídos em uma só missão, prestar solidariedade de ponta a ponta deste país”. Destacou
O prefeito Amaro Melo, desejou boas vindas aos jovens acadêmicos que chegam para participar do dia-a-dia da cidade, e disse acreditar que as ações do Projeto sirvam para melhorar o IDH do município. “É preciso que se combata a criminalidade, as drogas e a violência. Para tanto, acredito na evangelização, na justiça do município, do estado e do país”. Disse Amaro, acrescentando que se orgulhava da forma elegante como o vice prefeito Adão recepcionou o Rondonistas, representando muito bem o poder executivo em sua ausência.
Após as falas, o professor Luciano Antonio, do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) e professora Karina Trancoso Blaz – Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) fizeram uma rápida explanação sobre o Projeto Rondon, apresentando dois vídeos com imagens da cidade, pesquisadas pelos universitários, mostrando a cultura local, o turismo e as tradições. Em seguida cada universitário se apresentou para o público dizendo sua área de atuação e o que trouxe na bagagem.
Para coroar a noite solene a rainha da Festa do Bode, desfilou para apreciação dos visitantes, logo em seguida o grupo de dança Ciar`t, vinculado ao Arraiá dos Matutos fez uma belíssima apresentação.
As oficinas, palestras e mini cursos teve início na manhã de hoje (18) em vários locais e se estenderão até o dia 29 de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário