sexta-feira, 18 de abril de 2008

VAI E VEM


Em Batalha toda quinta - feira, é sagrado inumeras pessoas deixam suas famílias e partem para outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília em fim, grandes centros urbanos.
Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de pessoas saiam principalmente da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
O êxodo rural ou urbano provoca, na maioria das vezes, problemas saciais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
Além do desemprego, o êxodo descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato. Mais é um "vai - e - vem", também toda terça feira de manhã chega um grande numero de nordestinos pra matar a saudade da terrinha. Nesta quinta feira 17/04 embarcou para São Paulo, o trabalhador rural Edimundo Calista, que foi ver seu filho querido Maurício Nunes, que reside em Paraisópolis, Morumbi, São Paulo.

Nenhum comentário:

  © www.batalhalivre.blogspot.com O Canal do Conhecimento por Ricardo Nunes 2008-2010

Back to TOP